Notícias | As últimas notícias e atualidades.

Procura de ouro e prata dispara sem controlo

Ourinvest Entrecampos | Publicado em 07.05.2013
Blog Image

A procura de ouro físico e prata, de investimento, sob a forma de barras e moedas, dispara sem controlo. A procura internacional encontra-se nos níveis máximos, só alcançados a partir de 15 setembro de 2008, imediatamente após a falência do Lehman Brothers e da crise financeira mundial que se seguiu..

A "GoldCore", uma empresa com sede em Dublin, especializada no investimento em ouro, diz que aqueles que vendem, na verdade o que estão liquidando são posições não atribuídas (não alocadas) e estão optando por tomar posição física no metal ou aumentando a segurança dos depósitos, depositando o ouro em contas assignadas.

É difícil generalizar sobre as matéria primas, pois existem muitos tipos de produtos, mas em geral, os preços de quase todas as pequenas moedas e barras de ouro físico de uma onça de peso, em média, aumentaram entre 1% e 2%. Isso significa que as moedas e lingotes de ouro de uma onça podem custar 14 a 28 dólares a mais do que antes da correção de preços recente.

O aumento percentual do valor no mercado da prata é agora ainda maior, com mais atrasos e falta de disponibilidade de moedas e barras de formatos populares de prata.

"A grande procura a que estamos assistindo, lembrou aos participantes do mercado, desde Nova York a Pequim, que a demanda física de barras de ouro, moedas e jóias suporta a tendência de longo prazo para o ouro", diz o porta-voz do World Gold Council (Conselho Mundial do Ouro)."


Vantagens das barras de ouro de investimento

Ourinvest Entrecampos | Publicado em 07.05.2013
Blog Image

O investimento em barras de ouro, tem como principal vantagem uma variedade de pesos muito maiores do que no caso de moedas de ouro de investimento. As vantagens do investimento em barras de ouro são:

1) Reduzir os prémios sobre o preço spot: muitas vezes, os prémios cobrados sobre o preço à vista (spot) em lingotes são menores do que para moedas de ouro de investimento. Mas isso também depende da situação do mercado. Há alguns anos o Sul-Africano Krugerrand foi a forma mais barata de comprar ouro para investimento físico antes de começar o boom global de ouro para investimento. Geralmente prémios mais baixos do nosso ponto de vista, não superam as vantagens de comprar moedas de ouro de investimento para a poupança / investidor a longo prazo.

2) Maior quantidade de ouro físico para o seu dinheiro: a principal vantagem do investimento em barras de ouro é que quanto maior o peso do lingote, mais barato o preço por grama de ouro físico a ser pago. Na verdade, barras de ouro físico negociado nos mercados internacionais são muitas vezes as “good delivery”, barras de ouro que atendem às normas do LBMA e pesam cerca de 12,5 kg ou 400 onças.

Informação financeira

No mercado internacional, os principais centros que negociam ouro são Londres e Zurique. Outro grande centro de negócios é a Bolsa de Mercadorias de Nova York (COMEX) onde só se opera em mercados de futuros.

Quem determina diariamente o preço do ouro? Os cinco membros/fundadores originais do London Gold Market Fixing Ltd, eram: N M Rothschild & Sons; Mocatta & Goldsmid; Samuel Montagu & Co.; Pixley & Abell; and Sharps & Wilkins.

Atualmente quem fixa o valor do ouro, determinado duas vezes por dia, durante cinco dias na semana, em Londres, são: Bank of Nova Scotia - Scotia Mocatta; HSBC; Deutsche Bank AG London; Societe Generale; Corporate & Investment Banking; Barclays Capital. Os representantes destas cinco instituições bancárias, estabelecem um valor entre a oferta e a procura e esse "fixing" serve de referência para a maioria das transações comerciais em ouro, nos países industrializados.

Sobre o ouro, características físicas
  • Densidade: 19,30 gramas por centímetro cúbico
  • Símbolo químico: Au (do latim: aurum)
  • Elemento químico de número atómico: 79 (79 protões e 79 electrões)
  • Massa atómica: 197 u.
  • Não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo.
  • É geralmente endurecido com liga metálica de prata e cobre.
  • Boa condutividade elétrica.
  • Resistência à corrosão.
  • Ligas (quilates) mais comuns: 375, 585, 750, 800, 916, 999,9 (existem outras menos usuais).
  • Concentração média na crosta terrestre: 5 gramas em cada 1000 toneladas.

Ouro escasseia em todo o mundo

Ourinvest Entrecampos | Publicado em 29.03.2013
Blog Image

Face à conjuntura económico-financeira, tem-se verificado um aumento na procura de barras/lingotes de ouro e moedas para investimento (isento de IVA).

O ouro continuará a subir em todos os mercados, segundo especialistas internacionais, prevendo-se mesmo subidas significativas em um curto lapso temporal. A procura de ouro tem registado aumentos constantes, dificeis de satisfazer, em virtude da escassez e elevados custos da mineração.

O pico da produção mundial de ouro foi atingido em 2001, com um valor recorde de 2600 toneladas que só voltou a ser igualado em 2010. O aumento do preço da onça de ouro não é suficiente para salvar uma produção mundial de ouro em declínio e estruturalmente condenada.



Sobre nós

A Ourinvest em Entrecampos - Lisboa, é uma empresa especializada na atividade de compra e venda de ouro, prata e jóias. Compramos os seus artigos usados e pagamos o melhor preço. Avaliação grátis e sem compromisso.

Veja também o nosso blog:Blog Ourinvest