Úteis | Conselhos úteis de limpeza de peças.

Como limpar a prata

Blog Image Todos os metais, à exceção do ouro puro, sofrem uma natural corrosão quando expostos aos elementos, como o ar, níveis elevados de humidade e a poluição. A prata, metal considerado nobre, não é completamente resistente à corrosão, devendo por isso observar-se algumas regras no que respeita à sua conservação e limpeza. Quando em contacto com o ar ou produtos químicos corrosivos, tende a enegrecer e a ficar com aspeto manchado, o que retira a beleza natural à peça. Em alguns metais como o cobre e o bronze essa reação química pode ser uma vantagem. Conhecida como "patina", pode até ser fonte de valorização da peça, em especial na numismática, elementos arquiteturais, estátuas, sinos, etc. É um sinal do tempo e autentica a peça, pelo que é errado proceder à limpeza. Não é o caso da prata, devendo esta deve ser limpa com alguma regularidade, com vista à sua conservação e manutenção de valor. A forma mais fácil de executar essa limpeza e também a mais prática pela facilidade de executar é com a utilização de uma simples escova de dentes e pasta dentífrica. De seguida passe por água limpa, de preferência morna e limpe com um pano macio. Estamos a falar obviamente de pequenos objetos, tais como fios ou pulseiras, anéis e outros de uso pessoal e de pequena dimensão. O resultado final é surpreendente. Os seus objetos de prata ficam reluzentes, como novos. Para objetos maiores deverá usar um recipiente de alumínio e enchê-lo de água adicionando uma colher de sal e bicarbonato de sódio. Ferva durante três minutos com os objetos lá dentro. Depois de arrefecer retire-os e lave-os em água morna com sabão e limpe-os com um pano macio. Para guardar as suas pratas, se não as vai utilizar, deve envolvê-las em papel isento de enxofre na sua composição e embalá-las em caixa de cartão. Dentro da caixa e para evitar a humidade pode colocar carvão ativado ou aquelas pequenas embalagens de sílica que costumam acompanhar os aparelhos de eletrónica.



Como limpar o ouro

Blog Image As suas peças de ouro merecem alguns cuidados e deve mantê-las em perfeito estado. Eis alguns conselhos para o ajudar nessa tarefa, simples e eficazes. A limpeza do ouro e jóias é bastante simples, pois o ouro não sofre deterioração pela exposição aos elementos, como a prata e outros metais. Por isso a sua manutenção não é complicada. Coloque algumas gotas de detergente líquido, não abrasivo, num recipiente com dimensão apropriada às suas peças. Encha com água quente e mergulhe as sua jóias durante cerca de quinze minutos. Esfregue cada peça de joalheria com uma escova de cerdas macias. Cerdas duras poderão arranhar a superfície das suas jóias. Enxague bem cada peça em água corrente morna e seque com um pano macio. O resultado deverá ser o desejado. Outro método, mais elaborado, envolve a adição de amônia (amoníaco em solução aquosa) na água quente, na proporção de 1 parte de amônia para 6 partes de água, e limpeza seguindo os mesmos procedimentos anteriormente descritos. Este método, para além de requerer cuidados adicionais no manuseamento das peças (convém usar luvas, ter cuidado com os olhos e evitar inalar diretamente), deve ser usado com alguma moderação, pois poderá danificar o seu ouro se utilizado com muita frequência. Não somos grandes apreciadores deste método pelos riscos referidos. Peças com pedras preciosas coladas não devem ser submersas em água, pois correm o risco de descolar. Nesses casos, uma simples limpeza e escovagem cuidadosa seguindo o primeiro método indicado, sem contudo mergulhar as peças, é suficiente e mais aconselhado. Coloque as peças a secar de cabeça para baixo após a limpeza para que a humidade não penetre na peça. Para peças de ouro que não contenham pedras preciosas coladas e para eliminar graxas, óleo ou cera, deve submergi-las em água limpa e ferver durante alguns minutos. A sujidade soltar-se-á e virá à superfície. Depois é só limpar pelos métodos já descritos.

Sobre nós
Blog Image

A Ourinvest em Entrecampos - Lisboa, é uma empresa especializada na atividade de compra e venda de ouro, prata e jóias. Compramos os seus artigos usados e pagamos o melhor preço. Avaliamos sem compromisso, gratuitamente.

Veja também o nosso blog: Blog Ourinvest

Informação

A avaliação de valores é uma operação que requer sempre a presença física do cliente e dos objetos a avaliar.
Abril 5, 2015

Informação

Lei 144/2015 (8 Setembro): Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma entidade de resolução alternativa de litígios de consumo: [Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa]. Rua dos Douradores, 116 2º 1100-207 Lisboa Tel: 218 807 030 / Fax: 218 807 038 Web: www.centroarbitragemlisboa.pt
Março 23, 2016